Com apenas oito associados, a Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – AMPDFT deu início as suas atividades no dia 23 de junho de 1961.

A AMPDFT foi instituída com principal objetivo de lutar pelos interesses dos membros da instituição Ministério Público, pois a mesma não tinha uma entidade de classe para representá-los.

Na época de sua inauguração, a Associação não tinha dinheiro para arcar com as despesas. Os associados pagavam o equivalente a R$ 20,00 (vinte reais) atuais. E as mensalidades não eram descontadas em folha de pagamento. Era proibido. Com isso, os sócios ficavam meses sem pagar. Todo custeio, principalmente a formulação e a impressão do 1º Estatuto foi pago pelo Dr. Gilvan Correia de Queiroz.

Sem sede própria, quanto menos um clube, todos os trabalhos da Diretoria e Secretaria eram realizados no gabinete do Dr. Gilvan Queiroz, 1º Secretário da AMPDFT e idealizador da entidade. Além de secretário, Dr. Gilvan foi presidente da AMPDFT por três vezes (1967, 1977 e 1979).

Tudo era feito com bastante sacrifício. Era difícil nomear até o Presidente da associação. Mas com muitos obstáculos a serem percorridos, a AMPDFT conseguiu almejar a maioria de suas metas e sem deixar de abrir mão da dignidade profissional.

Em 1961, a AMPDFT era composta por apenas oito associados. Oito membros do Ministério Público que queriam formar uma entidade de classe justa, digna e de qualidade. Hoje, a associação conta com mais de 400 (quatrocentos) associados.