III Seminário Caminhos Contra a Corrupção

O Instituto Não Aceito Corrupção realizará no próximo dia 11 de dezembro o III Seminário Caminhos Contra a Corrupção, na semana em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Corrupção e no dia anterior ao recebimento do Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2018 pelo Instituto na Câmara dos Deputados.
O seminário contará com a presença do futuro Ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro e outros profissionais considerados referências sobre o tema. As inscrições são gratuitas, obrigatórias e o número de vagas é limitado.
A conferência de abertura será do Presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, Roberto Livianu, que analisará os principais resultados da pesquisa Latinobarómetro 2018 e falará sobre as alternativas para reverter o grave cenário de corrupção no país.
Em seguida, os expositores Luiz Flávio Gomes e Tereza Uille discutem o futuro da democracia brasileira. Gomes foi eleito Deputado Federal no último pleito e é um dos juristas mais respeitados do país. Além disso, protagoniza a articulação de uma Frente Parlamentar Anticorrupção para a próxima legislatura. Uille, por outro lado, é conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ex-secretária de Estado da Justiça e ex-procuradora-geral de Justiça do Paraná. Este painel terá a mediação da controladora do Sistema FIBRA, Cristine Menezes.
O segundo painel abordará a importância dos partidos políticos para a democracia e sua degradação no cenário político nacional. Serão expositores o jornalista e diretor do Portal Poder360, Fernando Rodrigues e o economista e secretário-geral da ONG Contas Abertas, Gil Castello Branco. A mediação será da advogada, palestrante e escritora, especialista em direito eleitoral, Karina Kufa.
E o último painel se debruçará sobre os avanços e retrocessos no combate à corrupção desde a promulgação da Constituição Federal, bem como sobre o balança do tema nos 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos. Serão expositores Michael Freitas Mohallem, coordenador do Centro de Justiça e Sociedade e professor da FGV, Júlio Marcelo de Oliveira, procurador de Contas perante o TCU, presidente da AMPCON e Wagner de Campos Rosário, Ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU).
Moro fará a conferência de encerramento e falará sobre o futuro da operação Lava Jato e do controle da corrupção no Brasil.
O evento é aberto ao público e conta com o apoio das seguintes instituições, entidades e organismos: MPDFT, AMPDFT, PGR, CNJ, CNMP, CGU, CONAMP, AMPCON, ANPR, CNB, Banco Itaú, PODER 360 e CONTAS ABERTAS.